Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Telecomunicações parcialmente restabelecidas em Gaza após três dias

As telecomunicações foram hoje parcialmente restabelecidas na Faixa de Gaza, depois de terem sido cortadas na quinta-feira, anunciou hoje o operador palestiniano Paltel.

Telecomunicações parcialmente restabelecidas em Gaza após três dias
Notícias ao Minuto

16:39 - 17/12/23 por Lusa

Mundo Faixa de Gaza

Num comunicado de imprensa, a empresa informou do "restabelecimento progressivo" da rede, no centro e no sul do território, que desde 7 de outubro é alvo de uma intensa campanha militar israelita lançada em resposta aos massacres cometidos no mesmo dia pelo grupo islamita Hamas no sul de Israel.

Na quinta-feira, o Ministério das Comunicações e Tecnologias da Informação do Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, tinha dado conta de um "apagão", o quinto desde o início da ofensiva terrestre israelita, em 27 de outubro, que envolvia "a interrupção total de todas as comunicações e serviços de Internet da Paltel e da Ooredoo no centro e no sul da Faixa de Gaza, devido à agressão israelita em curso".

Também a operadora palestiniana Paltel tinha confirmado, na altura, a interrupção das telecomunicações.

"Lamentamos anunciar que todos os serviços de telecomunicações na Faixa de Gaza foram interrompidos como resultado da agressão em curso e que Gaza está mais uma vez sem rede", disse a empresa.

As falhas de telecomunicações provocam o isolamento do contacto de Gaza com o mundo exterior, mas as comunicações internas também são interrompidas, o que significa que os habitantes de Gaza não podem telefonar ou comunicar entre si, dificultando o contacto da população civil com os serviços de emergência ou as ambulâncias.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas em Israel, que matou 1.200 pessoas, em 07 de outubro.

Em retaliação, Israel prometeu aniquilar o Hamas e lançou uma ofensiva aérea e terrestre que provocou um elevado nível de destruição de infraestruturas na Faixa de Gaza, um pequeno território com 2,3 milhões de habitantes.

A ofensiva israelita matou 18.680 pessoas na Faixa de Gaza, segundo os números mais recentes divulgados pelo Hamas.

Leia Também: Mais de 900 profissionais de saúde exigem cessar-fogo em carta aberta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório