Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Joe Biden saúda acordo alcançado na COP28 como "passo histórico"

O Presidente norte-americano, Joe Biden, classificou hoje como um "passo histórico" o acordo alcançado na 28.ª cimeira das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP28) no Dubai que, pela primeira vez, apela ao abandono gradual dos combustíveis fósseis.

Joe Biden saúda acordo alcançado na COP28 como "passo histórico"
Notícias ao Minuto

21:08 - 13/12/23 por Lusa

Mundo COP28

"Ainda há muito trabalho a fazer para garantir que o objetivo (de limitar o aquecimento global a) 1,5 graus permaneça ao nosso alcance, mas o resultado de hoje aproxima-nos significativamente desse objetivo", afirmou Biden, num comunicado divulgado pela Casa Branca (Presidência).

Na mesma nota, o líder norte-americano afirmou que tinha lançado "o maior investimento do mundo" contra as alterações climáticas, através de um importante projeto de lei sobre a transição energética.

Joe Biden - que também está a trabalhar para baixar o preço da gasolina nos Estados Unidos -- repete na mesma declaração que as alterações climáticas são uma "ameaça existencial".

"Como a América sempre fez, transformaremos a crise em oportunidade, criando empregos no setor das energias limpas, revitalizando comunidades e melhorando a qualidade de vida", sustentou.

O político Democrata, que procura a reeleição nas eleições presidenciais do próximo ano, é regularmente criticado pelos Republicanos - alguns dos quais duvidam abertamente das alterações climáticas - devido à sua política de transição energética.

Os Estados Unidos são atualmente o segundo maior emissor de gases de efeito estufa em termos absolutos, atrás da China. Mas, tendo em conta as emissões históricas, ou seja, cumulativas desde 1850, continuam na liderança.

Leia Também: COP28? Resultados são "parcialmente positivos", diz associação ANP/WWF

Recomendados para si

;
Campo obrigatório