Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

ONU saúda conversações entre Guiana e Venezuela e enviará observadores

O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou hoje a reunião entre os Presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, que irá acontecer na quinta-feira, anunciando que as Nações Unidas vão enviar dois observadores ao encontro.

ONU saúda conversações entre Guiana e Venezuela e enviará observadores
Notícias ao Minuto

20:12 - 13/12/23 por Lusa

Mundo António Guterres

Na última semana registou-se um aumento acentuado da tensão diplomática entre a Venezuela e a Guiana devido à disputa territorial de Essequibo, uma zona de cerca de 160.000 quilómetros quadrados rica em petróleo que pertence à Guiana e que Caracas reivindica, após a realização de um referendo não-vinculativo à população venezuelana sobre a respetiva anexação.

Os observadores que vão participar na reunião serão Courtney Ratray, chefe de gabinete de Guterres, e Miroslav Jenca, secretário-geral adjunto para a Europa, Ásia Central e Américas, segundo indicou o porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric.

O encontro está marcado para Kingstown, em São Vicente e Granadinas.

O secretário-geral da ONU, segundo acrescentou Dujarric, elogiou os esforços do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, por terem tornado possível esta reunião, e manifestou o desejo de que sirva para "um imediato desagravamento das tensões" entre os países.

O Governo venezuelano indicou na segunda-feira que o Presidente, Nicolás Maduro, participará na reunião, com o objetivo de "contenção das ações" dos últimos dias.

Já Irfaan Ali insistiu na terça-feira que a reunião com Maduro tem o objetivo de reduzir as tensões, mas não de negociar a fronteira terrestre entre ambos os países.

Leia Também: COP28? "reconhece" a necessidade de abandonar combustíveis fósseis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório