Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Eleições presidenciais e legislativas no Ruanda em para julho de 2024

Os ruandeses votam no dia 15 de julho de 2024 para eleger o seu próximo Presidente, tendo o atual chefe de Estado, Paul Kagame, como candidato a um quarto mandato, e os deputados, anunciou hoje a Comissão Eleitoral.

Eleições presidenciais e legislativas no Ruanda em para julho de 2024
Notícias ao Minuto

16:14 - 12/12/23 por Lusa

Mundo Ruanda

"Em todo o país, a data para a eleição do Presidente da República e de 53 deputados de uma lista proposta por organizações políticas ou para candidatos independentes é 15 de julho de 2024", anunciou a Comissão Nacional Eleitoral no X (ex-Twitter).

Os candidatos poderão fazer campanha entre 22 de junho e 12 de julho, adiantou.

Em março último, o governo anunciou que as eleições presidenciais e legislativas seriam realizadas no mesmo dia.

Paul Kagame, 66 anos, anunciou a sua candidatura a um quarto mandato em setembro, depois de ter feito emendas constitucionais polémicas que lhe valeram um terceiro mandato e lhe permitiram ficar no cargo até 2034.

Um antigo chefe rebelde, Paul Kagame é o líder de facto deste país na região dos Grandes Lagos, desde o final do genocídio no país de 1994.

O atual Presidente voltou ao poder -- com mais de 90% dos votos -- nas eleições de 2003, 2010 e 2017.

O líder do opositor Partido Verde, Frank Habineza, também anunciou a sua candidatura para 2024.

O Ruanda é um dos países mais estáveis ??do continente africano, mas vários grupos de direitos humanos acusam Paul Kagame de governar num clima de medo, sufocando a dissidência e a liberdade de expressão.

Kagame tinha apenas 36 anos quando o seu partido, a Frente Patriótica Ruandesa, expulsou do poder os extremistas da etnia hutu, acusados ??de serem os responsáveis ??pelo genocídio que ceifou cerca de 800 mil vidas, segundo a ONU, principalmente da etnia tutsi, mas também hutus moderados, entre abril e julho de 1994.

Leia Também: Risco de "confronto militar direto" entre RDCongo e Ruanda preocupa ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório