Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Israel. "Uso legítimo" de fósforo branco só para iluminar zona de batalha

Os Estados Unidos recordaram hoje a Israel que as munições de fósforo branco que forneceu ao seu exército apenas podem ser utilizadas para iluminar o campo de batalha e não para atacar pessoas.

Israel. "Uso legítimo" de fósforo branco só para iluminar zona de batalha
Notícias ao Minuto

18:23 - 11/12/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

A mensagem foi transmitida pelo porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, John Kirby, após o diário Washington Post ter indicado que o Exército israelita feriu pelo menos nove civis com essa substância durante um ataque em 16 de outubro no sul do Líbano, com três a serem hospitalizados.

"Vimos essas informações e estamos decerto preocupados com isso. Vamos perguntar para saber um pouco mais sobre o que aconteceu", respondeu Kirby ao ser questionado sobre este tema durante uma conferência de imprensa a bordo do avião presidencial, Air Force One.

O porta-voz disse ser "importante recordar" que o único "uso legítimo" do fósforo branco no campo de batalha é para iluminar a zona.

"Cada vez que fornecemos elementos como o fósforo branco a outro exército é com a convicção de que será utilizado para fins legítimos e cumprindo a lei", disse.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fósforo branco arde de forma instantânea quando entra em contacto com o oxigénio e apenas pode ser utilizado pelos militares para iluminar o campo de batalha.

Esta substância provoca queimaduras profundas e graves, e pode inclusive corroer os ossos, e o seu fumo é prejudicial para os olhos e vias respiratórias.

Um jornalista do Washington Post detetou restos de três projéteis com fósforo branco em Dhiera, uma localidade libanesa perto da fronteira com Israel.

Israel e o Hezbollah, a milícia xiita libanesa, têm estado envolvidos em intensas trocas de disparos na sequência do início da atual guerra na Faixa de Gaza em 07 de outubro.

Leia Também: Ayatollah do Irão diz que Hamas mudou curso da política dos EUA na região

Recomendados para si

;
Campo obrigatório