Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Participação nas eleições locais em Hong Kong foi a mais baixa de sempre

A participação nas eleições locais de Hong Kong, reservadas a "candidatos patriotas" e que excluem qualquer oposição, foi de 27,54%, a mais baixa de que há registo, segundo dados oficiais divulgados hoje.

Participação nas eleições locais em Hong Kong foi a mais baixa de sempre
Notícias ao Minuto

06:13 - 11/12/23 por Lusa

Mundo Hong Kong

Apenas 1,2 milhões de eleitores dos 4,3 milhões registados participaram nesta votação para eleger os conselheiros dos 18 distritos da região semiautónoma chinesa, de acordo com o 'site' oficial do governo.

As eleições para os conselheiros distritais, com início às 08h30 (00h30 de sábado em Lisboa), foram as primeiras desde que o Governo da antiga colónia britânica reformou o sistema eleitoral, permitindo apenas a participação de "candidatos patriotas", ao mesmo tempo que eliminou a maioria dos assentos eleitos diretamente.

Em 2021, a cidade alterou as leis eleitorais para a legislatura, reduzindo drasticamente a capacidade de voto do público e aumentando o número de legisladores pró-Pequim que tomam decisões para a cidade.

Após as alterações, a taxa de participação desceu de 58% para 30% nas eleições legislativas desse ano.

Os conselhos distritais, que tratam essencialmente de assuntos municipais, como a organização de projetos de construção e instalações públicas, foram os últimos órgãos políticos importantes escolhidos maioritariamente pelo público.

Leia Também: Detidos líderes opositores antes de protesto contra eleições em Hong Kong

Recomendados para si

;
Campo obrigatório