Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 14º

Famílias aproveitaram fim de semana para visitar o outro lado da COP28

Centenas de famílias aproveitaram o fim de semana para visitar o outro lado da COP28 na chamada Zona Verde da cimeira, aberta ao público, onde o ambiente é bastante diferente.

Famílias aproveitaram fim de semana para visitar o outro lado da COP28
Notícias ao Minuto

20:03 - 10/12/23 por Lusa

Mundo COP28

A 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) está a decorrer no Dubai, Emirados Árabes Unidos, desde 30 de novembro e hoje foi a última oportunidade para muitas famílias visitarem a cimeira, que termina na terça-feira.

Sob o mandato da presidência da COP28, a chamada Zona Verde é a única aberta ao público e é também onde estão representadas várias empresas e organizações não-governamentais de diferentes países.

Ao início da tarde, as ruas largas daquela zona e os pavilhões enchiam-se de famílias e até algumas visitas escolares, num ambiente que contrastava com outros dias da semana, quando aqueles espaços estavam quase desertos.

A maior diferença, no entanto, é em relação à Zona Azul, sob o mandato das Nações Unidas e onde estão a decorrer os principais eventos da cimeira e as negociações formais.

Aí, onde é necessária acreditação para entrar, o ambiente foi sempre de trabalho, apesar dos protestos ocasionais, e a corrida contra o tempo ganhava forma no passo apressado dos participantes, para tentarem chegar a todo o lado.

Com mais de 300 pavilhões, além de eventos laterais e das negociações, o desafio para muitos era participar ou assistir ao máximo de coisas possível, mas, ao longo de mais de uma semana, a agência Lusa falou com várias pessoas que, no relato das suas experiências, apontavam muitas vezes um aspeto comum: "Ainda nos falta ver muita coisa".

E essa pressa foi sempre visível, ao contrário do cenário encontrado na Zona Verde, onde o passo apressado de quem é indiferente ao fim de semana é substituído pela descontração de um domingo à tarde, onde famílias e crianças tomam o lugar dos adultos de fato e gravata e onde a pura curiosidade substitui a responsabilidade, do outro lado da cimeira, de discutir e tomar as decisões importantes.

A COP28 começou em 30 de novembro e está a decorrer até dia 12 no Dubai. Depois de vários dias com um programa temático, segunda e terça-feira serão dias exclusivamente dedicados às negociações finais.

* A Lusa viajou para a COP28 a convite da Fundação Oceano Azul *

Leia Também: COP28. Uso eficiente da água e transição energética são prioridades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório