Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Biden perde popularidade para ex-presidente Trump, mostra sondagem

O atual presidente e líder democrata dos Estados Unidos, Joe Biden, ficou quatro pontos percentuais abaixo do seu antecessor, Donald Trump, numa pesquisa realizada pelo Wall Street Journal, continuando a perder popularidade.

Biden perde popularidade para ex-presidente Trump, mostra sondagem
Notícias ao Minuto

19:12 - 09/12/23 por Lusa

Mundo Sondagem

Biden, que tentará a reeleição nas próximas presidenciais norte-americanas, em 2024, obteve 43% contra os 47% do republicano Trump -- que enfrenta quatro processos criminais -- num hipotético confronto entre os dois nas eleições.

Quando um candidato de um terceiro partido é incluído na pesquisa, a vantagem de Trump sobre Biden aumenta, obtendo ambos 37% e 31%, respetivamente.

De acordo com a pesquisa, a aprovação relativamente à política de Biden caiu para 37%, enquanto 61% dos entrevistados consideram o seu desempenho desfavorável.

A pesquisa foi divulgada este sábado pelo Wall Street Journal, que entrevistou 1.500 eleitores inscritos entre 29 de novembro e 04 de dezembro, com uma margem de erro de mais ou menos 2,5 pontos percentuais.

Trump, que lidera massivamente nas pesquisas primárias republicanas, gerou polémica esta semana ao apontar que não será um ditador se for reeleito em 2024, "exceto no primeiro dia".

O ex-presidente (2017-2021) enfrenta quatro acusações criminais, duas delas relacionadas com a "grande mentira" que promoveu de alegada fraude eleitoral nas eleições de 2020, que perdeu para Biden.

O republicano é acusado de tentar manipular os resultados eleitorais na Geórgia e também de intervir para reverter os resultados eleitorais, num caso relacionado com o assalto ao Capitólio.

Trump também é acusado na Flórida de manipulação indevida de documentos confidenciais após a sua saída da Casa Branca e, em Nova York, por pagamentos ilegais à atriz pornográfica Stormy Daniels durante sua campanha presidencial.

Leia Também: EUA. Filho de Joe Biden acusado de nove crimes fiscais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório