Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

EUA dão autorização preliminar para venda de munições a Israel

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, anunciou hoje que deu o seu acordo preliminar à possível venda a Israel de munições explosivas no valor de quase 100 milhões de euros.

EUA dão autorização preliminar para venda de munições a Israel
Notícias ao Minuto

18:42 - 09/12/23 por Lusa

Mundo Israel

"Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel e a assistência a Israel favorece os seus interesses regionais", lê-se num comunicado da Agência de Cooperação para a Segurança Defensiva (DSCA), o departamento do Pentágono encarregue da venda de material militar a países aliados dos EUA.

No comunicado citado pela agência espanhola de notícias, a Efe, no qual a DSCA dá conhecimento aos deputados norte-americanos da possível venda, lê-se que o governo israelita pediu 13.981 munições explosivas, solicitando também informações técnicas, apoio humano e serviço de apoio logístico.

Na resposta, a secretaria de Estado dos EUA, equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros nos governos europeus, afirmou que "existem razões de emergência para aprovar esta venda como sendo do melhor interesse da segurança nacional dos Estados Unidos", segundo a Efe.

Em causa estão munições explosivas antitanque M830 A1, de calibre 120 milímetros, e mais equipamento relacionado, no valor de 106,5 milhões de dólares, cerca de 98 milhões de euros.

As munições serão usadas pelo exército israelita "para se defenderem das ameaças regionais" e o envio, se for aprovado, "não altera o equilíbrio militar básico da região", diz o Pentágono.

Leia Também: Mais de 25% das zonas urbanas de Gaza foram varridas do mapa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório