Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Ucrânia vai enfrentar um "perigo mortal" se ajuda do Ocidente terminar

A mulher do Presidente ucraniano, Olena Zelenska, alertou que se a ajuda financeira ocidental terminar, os ucranianos vão enfrentar um "perigo mortal", segundo um excerto de uma entrevista divulgada hoje pelo canal britânico BBC.

Ucrânia vai enfrentar um "perigo mortal" se ajuda do Ocidente terminar
Notícias ao Minuto

11:31 - 09/12/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Se o mundo se cansar, simplesmente vão deixar-nos a morrer", afirmou Olena Zelenska, após os republicanos no Senado dos Estados Unidos terem bloqueado um pacote de ajuda de 60 mil milhões de dólares (55 mil milhões de euros) à Ucrânia.

A mulher do Presidente Volodymyr Zelensky concedeu uma entrevista ao canal de televisão britânico, que será divulgada na íntegra no domingo.

"Realmente precisamos de ajuda. Em palavras simples, não podemos cansar-nos desta situação, porque se o fizermos, morreremos", disse a mulher de Zelensky.

"Dói-nos muito ver sinais de que a vontade apaixonada de ajudar pode desaparecer", lamentou a primeira-dama ucraniana, acrescentando que para Kyiv é uma "questão de vida [ou morte]".

A entrevista foi gravada depois de os republicanos terem bloqueado na quarta-feira a aprovação no Senado norte-americano de um projeto orçamental de cerca de 105 mil milhões de dólares (cerca de 97,5 mil milhões de euros) que incluía apoios à Ucrânia e a Israel.

O veto republicano ameaça deixar Kyiv sem armas suficientes para continuar a defender-se contra a Rússia, segundo os especialistas.

Leia Também: Donohoe insta líderes da UE a darem certezas a Kyiv sobre ajuda económica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório