Temperaturas em Espanha vão chegar aos 28ºC. Em Portugal... frio continua
A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha explica que esta "massa de ar será uma das mais quentes nesta altura do ano, com temperaturas típicas de meados a finais de outubro".
© iStock
Mundo Tempo
Após o mês de dezembro ter começado com frio e chuva, que afetaram grande parte da Península Ibérica, Espanha enfrenta agora um episódio invulgar para esta época do ano, pouco antes do Natal.
Segundo a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) de Espanha, numa partilha na rede social X, há um alerta para "temperaturas extraordinariamente elevadas" nos próximos dias.
Na partilha, a AEMET relata a chegada de uma massa de ar quente (para 10 a 12 de dezembro) especialmente no norte e leste da Península Ibérica. A agência prevê temperaturas de 25 graus Celsius nas zonas do Mediterrâneo e no sudeste poderão atingir os 28 graus Celsius.
Por sua vez, a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha explica que esta "massa de ar será uma das mais quentes nesta altura do ano, com temperaturas típicas de meados a finais de outubro".
El índice EFI del @ECMWF señala que las temperaturas serán extraordinariamente altas para estas fechas en los próximos días, sobre todo en el norte y este de la Península.
— AEMET (@AEMET_Esp) December 8, 2023
Se superarán 25 ºC en zonas próximas al Mediterráneo. En puntos del sureste podría llegarse a 28 ºC.
(1/2) pic.twitter.com/zTKIvuJBYv
Para Portugal, ao que tudo indica, não está prevista a chegada desta massa de ar quente. O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para obter mais informações, mas até ao momento não foi possível.
De acordo com os dados do IPMA, divulgados na rede social Facebook, na próxima semana "espera-se que continuem a passar superfícies frontais frias de atividade fraca a moderada, com ocorrência de precipitação em especial nas regiões Norte e Centro".
A partir de quarta-feira, dia 13, ocorre uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, uma vez que o território passa a estar sob a influência de um anticiclone que se localizará a norte da Península Ibérica e que trará tempo seco e frio e sem precipitação prevista.
"São esperados para dia 11, segunda-feira, valores de temperatura máxima entre os 12 e os 20°C e de temperatura mínima entre 9 e 15°C. A partir de dia 13 prevê-se uma descida gradual de temperatura com valores, para dia 15, sexta-feira, entre 8 e 17°C de temperatura máxima e entre 0 e 10°C de temperatura mínima", lê-se ainda.
Leia Também: Véspera de feriado traz chuva ou aguaceiros por (quase) todo o país
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com