Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Temperaturas em Espanha vão chegar aos 28ºC. Em Portugal... frio continua

A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha explica que esta "massa de ar será uma das mais quentes nesta altura do ano, com temperaturas típicas de meados a finais de outubro".

Temperaturas em Espanha vão chegar aos 28ºC. Em Portugal... frio continua
Notícias ao Minuto

10:57 - 09/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Tempo

Após o mês de dezembro ter começado com frio e chuva, que afetaram grande parte da Península Ibérica, Espanha enfrenta agora um episódio invulgar para esta época do ano, pouco antes do Natal.

Segundo a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) de Espanha, numa partilha na rede social X, há um alerta para "temperaturas extraordinariamente elevadas" nos próximos dias. 

Na partilha, a AEMET relata a chegada de uma massa de ar quente (para 10 a 12 de dezembro) especialmente no norte e leste da Península Ibérica. A agência prevê temperaturas de 25 graus Celsius nas zonas do Mediterrâneo e no sudeste poderão atingir os 28 graus Celsius.

Por sua vez, a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha explica que esta "massa de ar será uma das mais quentes nesta altura do ano, com temperaturas típicas de meados a finais de outubro".

Para Portugal, ao que tudo indica, não está prevista a chegada desta massa de ar quente. O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para obter mais informações, mas até ao momento não foi possível.

De acordo com os dados do IPMA, divulgados na rede social Facebook, na próxima semana "espera-se que continuem a passar superfícies frontais frias de atividade fraca a moderada, com ocorrência de precipitação em especial nas regiões Norte e Centro".

A partir de quarta-feira, dia 13, ocorre uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, uma vez que o território passa a estar sob a influência de um anticiclone que se localizará a norte da Península Ibérica e que trará tempo seco e frio e sem precipitação prevista.

"São esperados para dia 11, segunda-feira, valores de temperatura máxima entre os 12 e os 20°C e de temperatura mínima entre 9 e 15°C. A partir de dia 13 prevê-se uma descida gradual de temperatura com valores, para dia 15, sexta-feira, entre 8 e 17°C de temperatura máxima e entre 0 e 10°C de temperatura mínima", lê-se ainda.

Leia Também: Véspera de feriado traz chuva ou aguaceiros por (quase) todo o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório