Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Zelensky viaja para a Argentina para assistir à tomada de posse de Milei

A tomada de posse do novo presidente da Argentina acontece já no próximo domingo, dia 10 de dezembro.

Zelensky viaja para a Argentina para assistir à tomada de posse de Milei
Notícias ao Minuto

22:54 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Argentina

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai viajar para a Argentina pela primeira vez enquanto líder da Ucrânia para participar na tomada de posse de Javier Milei, que acontece já no próximo domingo, dia 10 de dezembro.

O presidente ucraniano irá ao país após meses de esforços para conseguir maior apoio da região para Kyiv na sequência da invasão da Rússia em fevereiro de 2022, refere o jornal La Nacion.

O jornal argentino revela ainda que Zelensky planeia esta viagem à América Latina - pela qual esperava um convite oficial - para se reunir com outros líderes que estarão presentes na celebração, entre os quais Luis Lacalle Pou (Uruguai), Santiago Peña (Paraguai), Daniel Noboa (Equador) e Gabriel Boric (Chile).

Depois da vitória de Milei nas eleições argentinas, os dois líderes chegaram a conversar por telefone.

Nessa altura, Zelensky convidou Milei "a visitar a Ucrânia e a enviar um forte sinal político", agradecendo-lhe pela "sua posição clara sem contrapesos entre o bem e o mal" no que diz respeito ao "apoio claro" ao seu país.

De recordar que Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, ganhou as eleições no país com 55,69% dos votos (14,5 milhões de votos) contra 44,30% (11,5 milhões de votos) obtidos pelo ministro da Economia, Sergio Tomás Massa, após 76% de participação eleitoral.

Milei sucede ao peronista Alberto Fernández como presidente da Argentina.

Leia Também: Enviado especial de Xi Jinping assiste à inauguração de Javier Milei

Recomendados para si

;
Campo obrigatório