Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 16º

Daqui a um ano, Notre Dame reabrirá as portas. Recorde o fogo em imagens

O incêndio aconteceu a 15 de abril de 2019, e as trabalhadores estão entusiasmados para a reabertura, que acontecerá a 8 de dezembro de 2024.

Notícias ao Minuto

20:53 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Notre Dame

A Catedral de Notre Dame, na capital francesa de Paris, tem reabertura marcada para daqui a um ano, a 8 de dezembro de 2024.

À medida que esta reabertura se aproxima - e acontecerá passados quase seis anos após um incêndio de grandes proporções, a 15 de abril de 2019 - também os trabalhadores recuperam o fôlego, com o regresso ao trabalho.

Nas palavras do reitor da catedral, Olivier Ribadeau Dumas, citado pela Associated Press, esta catedral "pode não ser a maior ou talvez a mais bonita", mas é a "encarnação da alma da nação" francesa.

"As expetativas e os preparativos para a reabertura são um sinal magnífico de esperança num mundo difícil", notou o reverendo.

A catedral irá reabrir não apenas para os visitantes, mas também para a realização de missas, fazendo com que os trabalhadores regressem ao seu trabalho na catedral. Citado pela ABC News, o maestro principal do coro referiu que apesar de ser apenas um episódio nos 850 anos da catedral, "cinco anos na vida humana é muito tempo" e "infelizmente" este foi um episódio que lhes "caiu em cima".

"Estamos obviamente impacientes para poder regressar", contou Henri Chalet, acrescentando: "É realmente a nossa casa, na medida em que estávamos lá todas as noites para os serviços e todas as semanas para os concertos".

"Agora, sentimos que é uma luz ao fundo do túnel", explicou, sublinhando que esta está a ser recebida com entusiasmo e alegria, mas também com algum stress.

Adrielle Domerg, que faz parte do coro da catedral francesa desde os 10 anos, explica que o local é quase como uma pessoa para ela. "Várias pessoas, sonhos e orações originaram-na", reforça a jovem, agora com 17 anos. 

"Vai ser muito emocionante", garantiu, rematando: "De certa forma, a catedral vai despertar e nós vamos tirá-la das sombras".

Veja as imagens do incêndio e das obras ao longo dos anos na galeria acima.

Leia Também: Republicanos tentam censurar congressista por acionar alarme de incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório