Um grupo de ativistas climáticos derramaram lama e leite com chocolate na fachada da Basílica de São Marcos, em Veneza, Itália, esta quinta-feira. É mais um protesto contra as alterações climáticas, reporta a Associated Press (AP).
A polícia foi acionada e deteve rapidamente os seis ativistas, que confessaram que o líquido derramado envolvia lama e Nesquik.
Apesar do sucedido, não é expectável que existam danos permanentes na basílica, que é um símbolo emblemático da cidade de Veneza.
Os ativistas do movimento 'Última Geração' exigem um "fundo de reparação" de 20 mil milhões de euros para compensar os italianos pelos danos causados pelo clima, refere a AP.
Ver esta publicação no Instagram
A ameaça da subida do nível do mar em Veneza, bem como os deslizamentos de terra que recentemente causaram estragos em algumas comunidades italianas também são outras preocupações do grupo.
O Presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, condenou a ação e considerou-a um ato de vandalismo "vergonhoso e grave".
Embora reconheça que os ativistas têm o direito a protestar, Brugnaro afirmou que devem "respeitar a lei e o património cultural e religioso".
Leia Também: Ativistas que invadiram aeroporto em Tires presentes a tribunal