Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

EUA anunciam exercícios militares aéreos na Guiana

Os Estados Unidos vão participar em exercícios militares aéreos na Guiana, anunciou hoje a embaixada norte-americana em Georgetown, num contexto de grande tensão com Caracas sobre Essequibo, região rica em petróleo sob administração guianesa mas reivindicada pela Venezuela.

EUA anunciam exercícios militares aéreos na Guiana
Notícias ao Minuto

16:08 - 07/12/23 por Lusa

Mundo Exercícios militares

"Em cooperação com as Forças de Defesa da Guiana (FDG), o Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM) realizará operações aéreas na Guiana a 07 de dezembro", segundo um comunicado que descreve o exercício como "de rotina".

Um helicóptero militar guianês está desde quarta-feira desaparecido na zona da fronteira com a Venezuela.

Este exercício "inscreve-se no âmbito de compromissos e operações de rotina destinados a fortalecer a parceria em matéria de segurança entre os Estados Unidos e a Guiana, bem como a cooperação regional", acrescenta o documento.

"Além deste exercício, o USSOUTHCOM continuará a trabalhar com as Forças de Defesa guianesas nas áreas da preparação para catástrofes, da segurança aérea e marítima e da luta contra organizações criminosas transnacionais", prossegue o texto.

"Os Estados Unidos continuarão a cumprir o seu compromisso enquanto parceiros de confiança da Guiana em matéria de segurança e de promoção da cooperação regional e da interoperabilidade", refere-se ainda.

O comunicado classifica as manobras militares como "operações de rotina", mas, na quarta-feira, o chefe do Estado-Maior guianês, Omar Khan, indicou ter contactado os seus "parceiros" e mencionado uma possível ajuda dos Estados Unidos e do Brasil, perante as ameaças da Venezuela de que vai anexar o território de Essequibo, de 160.000 quilómetros quadrados.

O helicóptero guianês com sete pessoas a bordo desapareceu a cerca de 50 quilómetros da fronteira com a Venezuela.

Apesar de a aeronave participar em manobras no âmbito da crise com a Venezuela, o general Khan disse não ter "qualquer informação que sugira" uma intervenção venezuelana e afirmou repetidamente que as condições meteorológicas eram "más".

Os Estados Unidos são aliados da Guiana, sendo o grupo ExxonMobil um dos principais operadores petrolíferos do pequeno país destinado a tornar-se um 'Eldorado' do 'ouro negro', com as maiores reservas 'per capita' do planeta, sobretudo graças às recentes descobertas no Essequibo.

Leia Também: Nigéria. HRW critica ausência de "medidas" para impedir mortes por engano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório