Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 8º MÁX 16º

Presidente chinês visita Vietname na próxima semana

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai visitar o Vietname nos dias 12 e 13 de dezembro, visando impulsionar a relação com o país vizinho, que se tem vindo a aproximar dos Estados Unidos.

Presidente chinês visita Vietname na próxima semana
Notícias ao Minuto

10:26 - 07/12/23 por Lusa

Mundo Xi Jinping

Segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Xi vai visitar Hanói a convite do secretário-geral do Partido Comunista vietnamita, Nguyen Phu Trong, e do Presidente do país, Vo Van Thuong.

O anúncio da visita surge poucos dias depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, ter efetuado uma viagem oficial a Hanói na sexta-feira e no sábado da semana passada, durante a qual sublinhou a prioridade para Pequim em manter boas relações com o seu vizinho do sul.

A visita surge também numa altura de intensa atividade diplomática no Vietname, que na semana passada elevou as suas relações com o Japão a parceria estratégica - o nível mais elevado - depois de o ter feito com os Estados Unidos em setembro.

O Vietname mantém este nível de relações diplomáticas com a China, Índia, Rússia e Coreia do Sul, numa demonstração daquilo a que alguns especialistas designam "diplomacia de bambu", que permite a Hanói equilibrar e manter boas relações com países que estão em conflito entre si.

A China é o maior parceiro comercial do Vietname. As trocas ascenderam a 175,6 mil milhões de dólares, em 2022.

Os dois países mantêm tensões territoriais em relação a dois arquipélagos no Mar do Sul da China, o que por vezes leva a incidentes entre barcos de pesca vietnamitas e navios da guarda costeira chinesa.

Leia Também: Enviado especial de Xi Jinping assiste à inauguração de Javier Milei

Recomendados para si

;
Campo obrigatório