Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Oito crianças ucranianas deportadas pela Rússia voltam para casa

Um novo grupo de oito crianças ucranianas de áreas ocupadas que foram deportados para a Rússia regressou ao território controlado pelo Governo de Kyiv graças à mediação das autoridades do Qatar, confirmou quarta-feira o presidente ucraniano.

Oito crianças ucranianas deportadas pela Rússia voltam para casa
Notícias ao Minuto

09:36 - 07/12/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Conseguimos o regresso à Ucrânia de outras oito crianças ucranianas que foram deportadas para a Rússia do nosso território temporariamente ocupado", disse Volodymyr Zelensky, no seu discurso à nação, na quarta-feira à noite.

Zelensky agradeceu ao Qatar e ao Provedor de Justiça ucraniano, Dmitro Lubinets, pelo empenho na operação.

O Qatar já participou, em outubro, nas negociações que possibilitaram o regresso ao território sob controlo ucraniano de um primeiro grupo de quatro menores ucranianos que tinham sido deportados para a Rússia de áreas ocupadas.

Milhares de menores ucranianos foram transferidos dos territórios ocupados da Ucrânia para outras áreas sob controlo russo ou para a própria Federação Russa pelas autoridades impostas por Moscovo no leste e no sul da Ucrânia.

O Governo russo justifica estas práticas com a necessidade de manter estes menores seguros.

Em março deste ano, o Tribunal Penal Internacional de Haia emitiu dois mandados de detenção contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e contra a sua comissária para a proteção das crianças, Maria Lvova-Belova, pela deportação em massa de menores ucranianos.

Leia Também: UE e China voltam a reunir-se ao mais alto nível para discutir relação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório