Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Forças israelitas cercaram a casa do líder do Hamas, afirma Netanyahu

"A casa dele não é a sua fortaleza e ele pode escapar, mas é apenas uma questão de tempo até o apanharmos", referiu o primeiro-ministro de Israel.

Forças israelitas cercaram a casa do líder do Hamas, afirma Netanyahu
Notícias ao Minuto

17:45 - 06/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou, esta quarta-feira, que as forças israelitas cercaram a casa do líder do Hamas, Yahya Sinwar.

"A casa dele não é a sua fortaleza e ele pode escapar, mas é apenas uma questão de tempo até o apanharmos", afirmou Netanyahu, citado pela NBC News.

Sinwar, que era responsável pela governação quotidiana em Gaza, foi considerado pelos funcionários israelitas como estando escondido no labirinto de túneis do Hamas, na Faixa de Gaza.

O tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz das forças armadas israelitas, já tinha revelado anteriormente que Sinwar "escolheu enviar os carniceiros para os quartos [em Gaza] para matar os bebés". "Quando escolheram ir para a frente contra Israel, assinaram a sua própria sentença de morte. Um homem morto a caminhar. Chegaremos a esse homem", frisou.

Netanyahu acrescentou ainda que Israel continuaria a pressionar a Cruz Vermelha para ter acesso aos reféns que permanecem em Gaza.

De recordar que Israel tem levado a cabo uma vasta ofensiva terrestre na Faixa de Gaza desde 27 de outubro, após três semanas de intensos bombardeamentos, em resposta ao ataque realizado pelo grupo islamita palestiniano Hamas no sul de Israel em 07 de outubro, que fez mais de 1.200 mortos, na maioria civis, 5.000 feridos e cerca de 240 reféns.

As operações militares israelitas já provocaram mais de 16 mil mortos na Faixa de Gaza, 70% dos quais mulheres e crianças, de acordo com o Ministério da Saúde tutelado pelo Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.

Leia Também: UNICEF condena "violência sexual" atribuída ao Hamas. Telavive acha tarde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório