Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Planeta está perto de atingir cinco pontos de desastre climático

A conclusão é de um relatório apresentado, esta quarta-feira, na 28.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Alteração Climáticas (COP28).

Planeta está perto de atingir cinco pontos de desastre climático
Notícias ao Minuto

09:59 - 06/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Clima

O planeta está perto de atingir cinco pontos irreversíveis de desastre climático e outros três podem ser atingidos na década de 2030, caso o mundo aqueça 1,5ºC acima das temperaturas pré-industriais. A conclusão é de um relatório apresentado, esta quarta-feira, na 28.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Alteração Climáticas (COP28).

"Os pontos de inflexão no sistema terrestre representam ameaças de uma magnitude nunca enfrentada pela humanidade", disse o professor responsável pelo estudo, Tim Lenton, do Instituto de Sistemas Globais da Universidade de Exeter.

O catedrático afirma que a humanidade enfrenta "efeitos dominó devastadores" como "a perda de ecossistemas inteiros e a capacidade de cultivar culturas básicas, com impactos sociais, incluindo deslocamento em massa, instabilidade política e colapso financeiro".

Segundo o The Guardian, os pontos de inflexão em risco incluem o colapso de gelo na Gronelândia e na Antártida Ocidental, o que provocará a morte de várias espécies e o colapso da circulação atmosférica no Atlântico Norte.

O relatório foi apresentado na COP28, onde, na terça-feira, se estimou que as emissões para 2030 levem o planeta a aquecer 2,5ºC até ao final do século XXI. No estudo participaram cerca de 200 cientistas.

Recorde-se que  na COP28 foi já anunciado que este ano será o mais quente da história, após um novembro ter sido o sexto mês consecutivo em que se bateram recordes.

Leia Também: Astrofísicos descobrem planetas "próximos" da Terra a "dançarem valsa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório