Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 14º

Kyiv reinvidica ataques com 'drones' a bases militares russas na Crimea

A Ucrânia reivindicou hoje a responsabilidade pelos ataques com 'drones' às instalações militares russas na parte oriental da Crimeia, a península ucraniana anexada por Moscovo e utilizada como base de retaguarda para a invasão russa.

Kyiv reinvidica ataques com 'drones' a bases militares russas na Crimea
Notícias ao Minuto

19:01 - 05/12/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

Os drones "atingiram várias instalações militares importantes na Crimeia", incluindo um sistema de radar Nebo-M, perto da aldeia de Baherove, na península de Kerch, leste da Crimeia, segundo uma fonte do Serviço de Segurança ucraniano (SBU).

Os ataques atingiram ainda dois radares, uma infraestrutura que abriga helicópteros e o sistema de controlo de uma unidade antimíssil em Arabat Spit, uma faixa de areia no Mar de Azov que liga a Crimeia à cidade ocupada de Genitchesk, na região ucraniana de Kherson.

A Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, é regularmente alvo de ataques, uma vez que serve como base de retaguarda da frota russa do Mar Negro e como rota de abastecimento fundamental para as forças russas no sul e no leste da Ucrânia.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, anunciou hoje a destruição de 22 'drones' ucranianos e a interceção de mais 13 sobre o Mar de Azov e a Crimeia.

O SBU e o GUR (serviços de informações militares ucranianos) infligiram danos consideráveis num terminal marítimo de petróleo em Feodossia, responsável por fornecer combustível às tropas russas.

Durante a manhã de hoje, foram destruídos mais quatro 'drones' ucranianos e dois foram intercetados sobre o Mar de Azov, acrescentou Shoigu num comunicado.

A Ucrânia tem atacado nos últimos meses vários alvos militares russos na península da Crimeia, recorrendo a 'drones' aéreos e marítimos desenvolvidos especialmente para combate.

Leia Também: Zelensky vai falar ao Senado dos EUA para pedir mais fundos para a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório