Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Pelo menos onze mortos em acidente com autocarro nas Honduras

Pelo menos onze pessoas morreram e várias ficaram feridas hoje nas Honduras, quando o autocarro em que viajavam se despistou e caiu de uma ponte, segundo as autoridades.

Pelo menos onze mortos em acidente com autocarro nas Honduras
Notícias ao Minuto

17:39 - 05/12/23 por Lusa

Mundo Honduras

"Temos onze pessoas mortas, uma delas morreu no Hospital Escola em Tegucigalpa", disse Cristian Sevilla, porta-voz dos bombeiros das Honduras.

O número de mortos poderá vir a aumentar nas próximas horas, dada a gravidade de alguns dos feridos, informou Sevilha.

O acidente ocorreu no departamento de Francisco Morazán, a leste de Tegucigalpa, na estrada que liga o município de Talanga à capital, quando o autocarro se despistou e caiu de uma ponte, segundo informações da Cruz Vermelha Hondurenha e do Corpo de Bombeiros de Honduras.

O condutor, que ainda não foi identificado, perdeu o controlo do veículo, resultando num despiste e na subsequente queda do automóvel da ponte.

Os feridos, incluindo vários em estado crítico, foram levados em ambulâncias, veículos da Força Aérea Hondurenha e helicópteros para o Hospital Escola da capital.

A Presidente das Honduras, Xiomara Castro, lamentou a morte das onze pessoas na rede social X (antigo Twitter).

"Cabe-nos ajudar as pessoas afetadas, vítimas do acidente de autocarro. Foram dadas instruções aos organismos competentes para acorrerem a esta emergência. Somos solidários e estamos empenhados em prestar-lhes todo o apoio necessário neste momento difícil", declarou Castro.

Os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes violentas nas Honduras, onde mais de cinco pessoas morrem todos os dias, de acordo com dados oficiais.

Desde o início do ano, mais de 1.500 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas Honduras, de acordo com dados da Direção Nacional de Estradas e Transporte (DNTV).

As principais causas dos acidentes de viação no país são o excesso de velocidade, a falta de atenção ao volante, as avarias técnicas, as ultrapassagens perigosas, a condução sob efeito de bebidas alcoólicas e a sobrelotação dos veículos, segundo as autoridades da DNTV.

As más condições das estradas, a imprudência dos peões e o desrespeito pelos sinais de trânsito contribuem também para os acidentes de trânsito no país.

Leia Também: Idoso morre atropelado por autocarro. Corpo só foi removido 14h depois

Recomendados para si

;
Campo obrigatório