Reveladas causas de ataque de tubarão que matou mulher no México
Vítima conseguiu salvar a filha, mas não resistiu aos ferimentos.
© iStock
Mundo México
A morte de uma mulher, de 26 anos, no domingo, num ataque de tubarão, na praia de Melaque, Jalisco, no México, chocou a comunidade internacional, sobretudo, porque a vítima conseguiu salvar a filha, de cinco anos, antes da sua morte. Agora, as autoridades locais divulgaram as possíveis causas do grave incidente.
Note-se que as autoridades de Jalisco notaram que os ataques de tubarão são raros, não havendo registo de incidentes semelhantes nas praias do estado nos últimos 60 anos.
Um comunicado do governo de Jalisco, emitido após uma reunião com vários especialistas, refere que o ataque foi "produto de uma soma de diferentes fatores biológicos e ambientais, que geraram as possíveis condições favoráveis que resultaram no evento infeliz".
Os fatores ambientais são as "nuvens, mar calmo, queda na temperatura do mar" e os fatores biológicos "cardumes de peixes como potencial presa e tartaruga marinha como espécie que faz parte da dieta dos tubarões".
As informações recolhidas serão enviadas ao arquivo internacional de ataques de tubarões, para que o caso seja investigado e para que possam ser evitados futuros acidentes.
"Estes fatores sustentam uma base científica que expõe este facto como um evento fortuito, uma vez que não há histórico deste tipo de ataques na região. Concluindo que essas informações serão enviadas para investigação ao arquivo internacional de ataques de tubarões", lê-se.
Após o ataque, o governo de Jalisco hasteou bandeira roxa em todas as praias do Litoral Sul. A bandeira proíbe a entrada no mar e significa que há perigo devido à presença de animais que podem ser perigosos para os humanos.
A restrição estará em vigor até 8 de dezembro.
#IMPORTANTE Como medida preventiva, ante la presencia de un tiburón en la franja costera del municipio de Cihuatlán, Región Costa Sur, se establece BANDERA MORADA 🟪 desde Melaque hasta Barra de Navidad. 🦈
— Protección Civil JAL (@PCJalisco) December 4, 2023
Se prohibe ingresar al mar y realizar actividades acuáticas. pic.twitter.com/dVs1q0cl4D
Nas redes sociais, ao longo dos últimos dias, foram também partilhados vídeos captados após o ataque. Alertamos os leitores mais sensíveis para a violência das imagens.
A las 11:00 horas de hoy en playa Melaque, Jalisco, a la altura del parque acuático del balneario y la cooperativa Punta Farallón en San Patricio Melaque, en Cihuatlán una mujer turista fue atacada por un tiburón y lancheros sacaron a la lesionada del mar a las playa donde murió. pic.twitter.com/rr7kCC7Y3x
— JALISCO ROJO OFICIAL (@JaliscoRojo) December 2, 2023
Leia Também: Mulher morta em ataque de tubarão na costa do Pacífico mexicana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com