Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Reveladas causas de ataque de tubarão que matou mulher no México

Vítima conseguiu salvar a filha, mas não resistiu aos ferimentos.

Reveladas causas de ataque de tubarão que matou mulher no México
Notícias ao Minuto

17:40 - 05/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo México

A morte de uma mulher, de 26 anos, no domingo, num ataque de tubarão, na praia de Melaque, Jalisco, no México, chocou a comunidade internacional, sobretudo, porque a vítima conseguiu salvar a filha, de cinco anos, antes da sua morte. Agora, as autoridades locais divulgaram as possíveis causas do grave incidente.

Note-se que as autoridades de Jalisco notaram que os ataques de tubarão são raros, não havendo registo de incidentes semelhantes nas praias do estado nos últimos 60 anos.

Um comunicado do governo de Jalisco, emitido após uma reunião com vários especialistas, refere que o ataque foi "produto de uma soma de diferentes fatores biológicos e ambientais, que geraram as possíveis condições favoráveis ​​que resultaram no evento infeliz". 

Os fatores ambientais são as "nuvens, mar calmo, queda na temperatura do mar" e os fatores biológicos "cardumes de peixes como potencial presa e tartaruga marinha como espécie que faz parte da dieta dos tubarões".

As informações recolhidas serão enviadas ao arquivo internacional de ataques de tubarões, para que o caso seja investigado e para que possam ser evitados futuros acidentes.

"Estes fatores sustentam uma base científica que expõe este facto como um evento fortuito, uma vez que não há histórico deste tipo de ataques na região. Concluindo que essas informações serão enviadas para investigação ao arquivo internacional de ataques de tubarões", lê-se.

Após o ataque, o governo de Jalisco hasteou bandeira roxa em todas as praias do Litoral Sul. A bandeira proíbe a entrada no mar e significa que há perigo devido à presença de animais que podem ser perigosos para os humanos.

A restrição estará em vigor até 8 de dezembro.

Nas redes sociais, ao longo dos últimos dias, foram também partilhados vídeos captados após o ataque. Alertamos os leitores mais sensíveis para a violência das imagens.

Leia Também: Mulher morta em ataque de tubarão na costa do Pacífico mexicana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório