Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Maduro visitará a Rússia até ao final do ano

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, irá visitar a Rússia até ao final do ano, anunciou hoje o conselheiro internacional do Kremlin, Yuri Ushakov.

Maduro visitará a Rússia até ao final do ano
Notícias ao Minuto

15:35 - 05/12/23 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Há muito tempo que concordamos com a possibilidade da visita de Maduro a Moscovo em dezembro deste ano", disse Ushakov à imprensa russa.

"As datas concretas serão confirmadas nos próximos dias", acrescentou.

O conselheiro do Kremlin não pôs de lado a visita do líder venezuelano a outras cidades russas além de Moscovo, um tema controverso e "objeto de conversas".

"Dezembro é um mês difícil do ponto de vista da política interna, mas ao mesmo tempo é um momento de contactos internacionais importantes", disse.

Maduro tem sido um dos principais defensores do antagonismo do presidente russo, Vladimir Putin, relativamente à NATO e à sua subsequente campanha militar na Ucrânia.

O Kremlin apoiou então o líder bolivariano na sua luta contra a oposição e condenou a interferência dos EUA nas políticas internas do país.

A última visita do líder latino-americano à Rússia, aliado íntimo da Venezuela, teve lugar em setembro de 2019, quando a nação das Caraíbas atravessava uma profunda crise política e social, que resultou em elevados níveis de violência, hiperinflação e uma emergência humanitária.

Durante a visita, Maduro reuniu-se com o seu homólogo russo, com quem discutiu vários objetivos da cooperação bilateral.

Os dois líderes trocaram ainda impressões sobre questões regionais, em especial na América Latina.

A Venezuela e a Rússia mantêm laços estreitos em diversas áreas como o petróleo, o turismo e a cooperação militar, criados durante o mandato do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013).

Leia Também: Rússia e Irão assinam declaração conjunta contra sanções ocidentais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório