Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Jornalista desaparecida na China. Amigos receiam que tenha sido detida

Vários amigos e colegas têm-se mostrado preocupados com o facto de não conseguirem entrar em contacto com Minnie Chan, que desapareceu após cobrir conferência.

Jornalista desaparecida na China. Amigos receiam que tenha sido detida
Notícias ao Minuto

08:36 - 05/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo China

Uma jornalista desapareceu no final de outubro, depois de cobrir uma conferência de segurança de três dias realizada em Pequim, na China. Minnie Chan trabalha para o diário South China Morning Post (SCMP) e mantém-se incontactável desde que viajou para Pequim.

O SCMP, com sede em Hong Kong, referiu na sexta-feira que a mulher tinha tirado uma licença e que precisaria "de tempo para tratar de um assunto privado". “A família dela disse-nos que ela está segura, mas pediu que respeitássemos a sua privacidade”, disse um porta-voz do jornal. 

No entanto, vários amigos e colegas têm-se mostrado preocupados com o facto de não conseguirem entrar em contacto com Minnie Chan e receiam que a jornalista esteja detida. De acordo com o The Guardian, a última publicação no perfil do Facebook foi feita a 11 de novembro, mas um amigo garante que o post não foi feito por Minnie. 

A ausência da jornalista ocorreu depois de um outro repórter do SCMP ter estado desaparecido durante vários meses em 2022. Este jornalista voltou depois a trabalhar no jornal, mas numa secção diferente, onde cobria notícias menos sensíveis politicamente. 

A Associação de Jornalistas de Hong Kong expressou, na semana passada, a sua "preocupação com a segurança de Minnie" e já solicitou mais informações ao SCMP.

Leia Também: Paris pede a Pequim contenção nas ações no mar do sul da China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório