Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Maestro próximo de Putin é oficialmente diretor do Teatro Bolshoi

Valery Gergiev foi afastado da Filarmónica de Munique após o início da invasão em grande escala da Ucrânia.

Maestro próximo de Putin é oficialmente diretor do Teatro Bolshoi
Notícias ao Minuto

23:43 - 03/12/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Rússia

O maestro Valery Gergiev, apoiante do regime do presidente russo Vladimir Putin, foi nomeado diretor do teatro Bolshoi, passando a dirigir agora as duas principais estruturas de teatro do país, sendo a outra o teatro de Mariinsky, em São Petersburgo.

Em declarações no Teatro Bolshoi, na sexta-feira, a vice-primeira-ministra russa, Tatyana Golikova, disse que Gergiev lideraria a instituição durante cinco anos, segundo avança o Guardian.

O maestro é conotado como apoiante de Putin desde a década de 1990, sendo uma das caras a favor da anexação da Crimeia, em 2014.

Pouco depois de as tropas russas lançarem a invasão em grande escala da Ucrânia, Gergiev foi demitido do cargo de maestro principal da Orquestra Filarmónica de Munique. Em geral, o Ocidente tem boicotado Gergiev pelo seu apoio ao presidente russo.

A Rússia iniciou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, que levou à morte de milhares de civis até ao momento, bem como à deslocação obrigatória de milhões de ucranianos, que fogem da guerra.

Desde então, o mundo Ocidental tem colocado sanções aos principais oligarcas russos que apoiam o regime de Vladimir Putin, para além de outras figuras que apoiem a invasão da Ucrânia.

Leia Também: "Deu medo mas foi lindo". Bailarina dança em topo de prédio de 281 metros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório