Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Alerta de tsunami levantado após forte sismo nas Filipinas

Sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter atingiu as Filipinas, obrigando a ativar um alerta de tsunami. O mesmo já foi, no entanto, desativado.

Notícias ao Minuto

19:21 - 02/12/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Sismo

O alerta de tsunami emitido na sequência do sismo que abalou as Filipinas neste sábado já foi desativado, conforme revela o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

A ilha de Mindanao foi abalada por um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter às 22h37 (14h37 em Portugal continental), ao qual se seguiram várias réplicas, uma delas com magnitude 6,5.

Uma agência governamental filipina aconselhou os residentes das províncias de Surigau do Sul e Davau Oriental, na costa oriental de Mindanau, a retirarem-se imediatamente para zonas mais altas ou a deslocarem-se para o interior.

As Filipinas, um dos países mais propensos a desastres do mundo, sofrem sete mil sismos e erupções vulcânicas todos os anos, a maioria deles moderados, devido à sua localização no 'Anel de Fogo do Pacífico, um arco de falhas sísmicas ao redor do oceano.

O arquipélago também é atingido por cerca de 20 tufões e tempestades todos os anos.

O USGS, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o epicentro a uma profundidade de 32 quilómetros e a cerca de 21,2 quilómetros a sudeste da cidade de Hinatuan, com mais de 40 mil habitantes.

O abalo foi sentido em Davau, a cidade mais populosa de Mindanau, onde um grupo de pessoas saiu à pressa de um centro comercial que permaneceu aberto até à meia-noite, segundo vídeos publicados nas redes sociais por testemunhas.

Noutras imagens dessa mesma cidade, dezenas de pessoas celebravam a noite de sábado num local de entretenimento noturno quando o terramoto fez tremer mesas, cadeiras e outros móveis.

As primeiras imagens começam a surgir agora, com dezenas de pessoas em centros de acolhimento após o abalo.

Veja as imagens na galeria acima

Leia Também: Sismo de magnitude 7,5 atinge Filipinas. Emitido alerta de tsunami

Recomendados para si

;
Campo obrigatório