Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 20º

Exército israelita diz ter intercetado foguete disparado de Gaza

O exército israelita afirmou hoje ter intercetado um foguete disparado da Faixa de Gaza, pouco antes do fim da trégua com o grupo islamita palestiniano Hamas.

Exército israelita diz ter intercetado foguete disparado de Gaza
Notícias ao Minuto

04:50 - 01/12/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

O sistema de defesa antiaérea "intercetou com sucesso um foguete disparado da Faixa de Gaza", afirmou o exército israelita numa mensagem enviada à imprensa a pouco mais de uma hora antes do fim da trégua estabelecida com o Hamas.

O grupo islamita realizou um ataque surpresa contra Israel a 07 de outubro, causando 1.200 mortos e mais de 200 reféns, que levou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a declarar guerra ao Hamas e a lançar uma ofensiva na Faixa de Gaza que já custou a vida a mais de 15 mil pessoas.

Quinta-feira foi o sétimo dia de uma trégua, mediada pelo Qatar, Egito e Estados Unidos, que inclui a libertação de reféns e prisioneiros e a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

O cessar-fogo temporário foi prolongado na quinta-feira de manhã por mais 24 horas e ainda não se sabe se continuará hoje.

O prolongamento implicaria a libertação de mais 10 reféns israelitas por dia em troca da libertação de 30 prisioneiros palestinianos.

Entretanto, o Qatar continua a trabalhar com os parceiros regionais e internacionais no sentido de um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza.

Até ao momento, foram libertados 105 prisioneiros em Gaza, incluindo 81 israelitas e 24 estrangeiros, enquanto Israel libertou 240 prisioneiros palestinianos, todos eles mulheres e menores.

Leia Também: Israel. Combates retomam na Faixa de Gaza após fim de trégua

Recomendados para si

;
Campo obrigatório