Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 16º

Sánchez e Aragonès reúnem-se em dezembro pela primeira vez em 17 meses

Sobre a mesa estará o acordo assinado entre Sánchez e a ERC, partido de Aragonès.

Sánchez e Aragonès reúnem-se em dezembro pela primeira vez em 17 meses
Notícias ao Minuto

20:29 - 30/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, vai-se reunir com o presidente do governo regional da Catalunha, Pere Aragonès, em Barcelona, a 21 de dezembro, anunciou o palácio da Moncloa, citado pela Cadena SER.

Será o primeiro encontro entre Sánchez e Aragonès após a eleição do socialista como líder do governo nacional, viabilizada pelo acordo assinado com a ERC, formação política de Aragonès.

Desde julho de 2022 que não se realiza um encontro oficial entre o presidente do governo nacional e o presidente do governo regional catalão.

Fontes da Moncloa, citadas pela SER, revelam que sobre a mesa estarão "questões de interesse comum", enquanto a Generalitat avança que a intenção de Aragonès é que esta seja uma reunião "de trabalho", em que sejam debatidas questões "de interesse" para a Catalunha.

A transferência integral da gestão do sistema de transportes na Catalunha Rodalies, bem como o financiamento do governo catalão, a resolução do conflito político e a análise e monitorização dos acordos que facilitaram a posse de Sánchez, segundo fontes governamentais, deverão ser as prioridades do presidente catalão.

Leia Também: Israel chama embaixadora para "consultas" após declarações de Sánchez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório