Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Sánchez lança "sérias dúvidas" sobre Israel e reabre crise entre países

Afirmações do presidente do governo espanhol deixaram Benjamin Netanyahu desagradado.

Sánchez lança "sérias dúvidas" sobre Israel e reabre crise entre países
Notícias ao Minuto

14:48 - 30/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra

O presidente do governo de Espanha, Pedro Sánchez, afirmou esta quinta-feira que, face ao elevado número de mortos em Gaza, tem "sérias dúvidas de que Israel esteja a respeitar o direito humanitário internacional". Afirmações controversas que já estão a causar rebuliço junto dos governantes israelitas - e que os media espanhóis dizem intensificar ainda mais a crise de relações entre os dois países.

"As imagens que estamos a ver e o número crescente de crianças a morrer, tenho sérias dúvidas que [Israel] esteja a cumprir o direito humanitário internacional", afirmou Sánchez numa entrevista à emissora estatal espanhola TVE.

Israel não gostou das palavras de Pedro Sánchez e quer deixar isso claro num encontro com a embaixadora espanhola no país, Ana María Sálomon.

Benjamin Netanyahu terá dado "instruções ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Eli Cohen, para convocar a embaixadora espanhola em Israel para a repreender na sequência dos comentários vergonhosos do primeiro-ministro espanhol no dia em que os terroristas do Hamas assassinaram israelitas na nossa capital [não reconhecida internacionalmente], Jerusalém", refere o El Pais.

Esta situação reabre a crise diplomática após a visita a Israel, à Palestina e ao Egito, na semana passada, do presidente espanhol e do seu homólogo belga. Na altura, o Governo israelita acusou ambos de "apoiarem o terrorismo".

Leia Também: AO MINUTO: Hamas reivindica ataque; Cessar-fogo? Mediadores pedem 2 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório