Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

"Netanyahu ficará na história como o carniceiro de Gaza", diz Erdogan

O presidente da Turquia acusou ainda o primeiro-ministro israelita de espalhar o antissemitismo em todo o mundo.

"Netanyahu ficará na história como o carniceiro de Gaza", diz Erdogan
Notícias ao Minuto

23:22 - 29/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Isabel Figueira

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, esta quarta-feira, que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ficará conhecido na história como o "carniceiro de Gaza" e acusou-o de espalhar o antissemitismo em todo o mundo.

"Desde 7 de Outubro, os nossos irmãos e irmãs em Gaza têm sido sujeitos aos ataques mais traiçoeiros da história da humanidade. Netanyahu ficará na história como o carniceiro de Gaza", afirmou o presidente turco, num discurso ao parlamento, citado pela France 24.

De acordo com Erdogan, Netanyahu "está a pôr em perigo a segurança de todos os judeus do mundo ao apoiar o antissemitismo com os assassinatos que cometeu em Gaza".

O presidente turco sugeriu ainda que o governo de Netanyahu estava a dificultar os esforços ao continuar a discutir planos para erradicar o Hamas. "As declarações feitas pela administração de Netanyahu diminuem as nossas esperanças de que a pausa humanitária seja transformada num cessar-fogo duradouro", acrescentou.

As tensões aumentaram novamente no Médio Oriente a 7 de Outubro, quando militantes do Hamas realizaram um ataque surpresa em território israelita a partir da Faixa de Gaza, matando residentes de colónia fronteiriças israelitas e fazendo reféns.

O Hamas descreveu o seu ataque como uma resposta às ações agressivas das autoridades israelitas contra a mesquita de Al-Aqsa, no Monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém.

Em retaliação, Israel anunciou um bloqueio total à Faixa de Gaza e tem realizado ataques aéreos contra Gaza, bem como sobre algumas partes do Líbano e da Síria. Os confrontos também estão em andamento na Cisjordânia.

Leia Também: "Não se pode estar calado" sobre arsenal nuclear israelita, diz Erdogan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório