Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

EUA sancionam rede financeira ligada a Irão, Hamas e Hezbollah

Os Estados Unidos sancionaram hoje uma rede financeira ligada ao Ministério da Defesa e à Guarda Revolucionária iranianos que, segundo Washington, fornece a Teerão recursos para apoiar o movimento islamita palestiniano Hamas e o grupo xiita libanês Hezbollah.

EUA sancionam rede financeira ligada a Irão, Hamas e Hezbollah
Notícias ao Minuto

18:06 - 29/11/23 por Lusa

Mundo EUA

O Departamento do Tesouro norte-americano impôs sanções económicas a 20 pessoas e entidades envolvidas no financiamento do Ministério da Defesa, do Estado-Maior e da Guarda Revolucionária do Irão.

Segundo o Governo do Presidente Joe Biden, o Irão usa uma rede de empresas de fachada com sede no estrangeiro para vender bens de primeira necessidade e obter lucros que o ajudam a "apoiar grupos terroristas como o Hamas e o Hezbollah".

"O regime iraniano utiliza estas receitas ilícitas para apoiar o conflito e semear o terror em todo o Médio Oriente", sublinhou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, num comunicado.

Miller advertiu de que "os Estados Unidos continuarão a agir contra o apoio financeiro do Irão ao terrorismo".

As sanções económicas do Tesouro congelam todas as propriedades e dinheiro dos sancionados nos Estados Unidos e proíbem aos cidadãos norte-americanos a realização de qualquer transação comercial com eles.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, a 07 de outubro, os Estados Unidos definiram como prioridade evitar que o conflito se estenda a toda a região e impedir que o Irão e o Hezbollah entrem na guerra.

Leia Também: Hamas diz estar pronto para prolongamento da trégua

Recomendados para si

;
Campo obrigatório