Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Morreu Mali, considerada uma das elefantas "mais tristes" do mundo

Mali estava no Jardim Zoológico de Manila há mais de 40 anos.

Morreu Mali, considerada uma das elefantas "mais tristes" do mundo
Notícias ao Minuto

19:43 - 29/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Filipinas

Morreu a elefanta Mali, considerada por vários ativistas como uma das "mais tristes" do mundo. O animal morreu, na terça-feira, no Jardim Zoológico de Manila, nas Filipinas, onde viveu quase toda a sua vida sozinha.

O anúncio da morte de Mali foi feito pela presidente da Câmara de Manila, Honey Lacuna, numa conferência de imprensa, na qual referiu que as visitas ao jardim zoológico para ver o animal eram das memórias mais felizes da sua infância.

Segundo a BBC, a elefanta começou a esfregar constantemente a tromba contra uma parede, na sexta-feira, dando indícios de que estaria a sofrer, adiantou o veterinário chefe do jardim zoológico, Dr. Heinrich Patrick Peña-Domingo.

Já na terça-feira, Mali ficou apenas deitada com a respiração ofegante. Ainda recebeu tratamento, mas acabou por morrer ao final do dia. A autópsia revelou que Mali tinha cancro em alguns órgãos e um bloqueio na aorta.

Mali, cujo nome completo é Vishwa Ma'ali, nasceu no Sri Lanka mas em 1981, quando tinha apenas 11 meses, foi oferecida pelo governo à então primeira-dama das Filipinas, Imelda Marcos. Na altura, o Jardim Zoológico de Manila acolhia outro elefante, Shiva, que morreu em 1990. Desde então, Mila ficou sozinha.

Leia Também: Elefanta dá à luz duas gémeas, um fenómeno raro. Veja as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório