Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Islamitas afirmam que libertarão vários reféns russo-israelitas em Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou hoje que vai libertar vários reféns russo-israelitas da Faixa de Gaza, onde estão retidos desde 07 de outubro quando foram raptados em Israel.

Islamitas afirmam que libertarão vários reféns russo-israelitas em Gaza
Notícias ao Minuto

13:29 - 29/11/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

O grupo palestiniano já tinha libertado Ron Krivoi, um russo-israelita de 25 anos, no domingo, em agradecimento pelo "apoio à causa palestiniana" do Presidente russo, Vladimir Putin.

Estas novas libertações serão organizadas "fora do quadro do acordo de trégua" entre Israel e o Hamas, portanto sem contrapartidas, acrescentou o alto responsável.

O dirigente do Hamas não especificou o número de reféns com dupla cidadania russa e israelita que serão hoje libertados.

O Hamas e Israel concordaram inicialmente com uma trégua de quatro dias que começou na sexta-feira passada e foi prorrogada na segunda-feira por mais dois dias.

Israel declarou guerra ao Hamas em 07 de outubro, na sequência de um ataque do grupo islamita palestiniano que provocou a morte de cerca de 1.200 pessoas e ainda levou ao rapto de mais de 240 em comunidades israelitas próximas à Faixa de Gaza.

Desde então, as forças aéreas, navais e terrestres de Israel contra-atacaram no enclave palestiniano, onde mais de 15 mil pessoas já morreram, a maioria crianças e mulheres, segundo as autoridades da Faixa de Gaza -- controlada pelo Hamas -, estimando-se que mais de sete mil pessoas estejam desaparecidas sob os escombros.

Leia Também: Familiares de vítimas do Hamas protestam junto a parlamento israelita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório