Navio ligado a empresário israelita atacado e libertado na costa do Iémen

Um navio de bandeira liberiana, gerido por uma empresa do bilionário israelita Eyal Ofer, foi atacado ao largo da costa do Iémen e mais tarde libertado, informaram hoje as autoridades.

Notícia

© Dania Maxwell/Bloomberg via Getty Images

Lusa
27/11/2023 06:21 ‧ 27/11/2023 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

O governo internacionalmente reconhecido do Iémen culpou os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão, pelo ataque, que se seguiu a pelo menos dois outros recentes ligados à guerra Israel-Hamas.

O navio que transportava ácido fosfórico não sofreu danos e a tripulação de 22 pessoas da Bulgária, Geórgia, Índia, Filipinas, Rússia, Turquia e Vietname escapou ilesa ao ataque.

"Gostaríamos de agradecer às forças da coligação que responderam rapidamente, protegendo os bens na zona e defendendo o direito marítimo internacional", declarou a empresa. A empresa não forneceu detalhes sobre como os atacantes deixaram o navio, nem os identificou.

Em comunicado, o Comando Central dos Estados Unidos informou que os atacantes foram detidos pelos militares norte-americanos que foram em auxílio da tripulação do navio.

Os militares dos EUA acrescentaram que dois mísseis foram disparados a partir de uma zona controlada pelos Huthis e que caíram a cerca de 16 quilómetros das duas embarcações norte-americanas envolvidas na operação.

Os rebeldes Huthis do Iémen, que controlam a capital, Sanaa, desde 2014, não reivindicaram o ataque.

O ataque a esta embarcação ocorreu depois de um navio porta-contentores, o CMA CGM Symi, propriedade de outro bilionário israelita, ter sido atacado na sexta-feira por um suposto drone iraniano no Oceano Índico.

O transporte marítimo mundial tem sido cada vez mais visado, uma vez que a guerra entre Israel e o Hamas ameaça tornar-se um conflito regional mais vasto, apesar de uma trégua ter posto termo aos combates e de o Hamas ter trocado reféns por prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

No início deste mês, os Huthis atacaram um navio de transporte de veículos, também ligado a Israel, no Mar Vermelho, ao largo do Iémen.

Leia Também: Islamitas do Hamas querem prolongar cessar-fogo e libertar mais reféns

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas