Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 23º

Netanyahu avisa que guerra vai "continuar até ao fim" do Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Nentayahu, afirmou hoje na Faixa de Gaza que as suas tropas vão retomar a ofensiva após o fim do cessar-fogo temporário até que o grupo islamita Hamas seja eliminado.

Netanyahu avisa que guerra vai "continuar até ao fim" do Hamas
Notícias ao Minuto

17:28 - 26/11/23 por Lusa

Mundo Israel

"Vamos continuar até ao fim, até à vitória. Nada nos demoverá e estamos convencidos que temos o poder, a força, a vontade e a determinação para alcançar todos os objetivos da guerra", afirmou o primeiro-ministro israelita, citado pela agência noticiosa EFE, numa visita ao enclave palestiniano.

Na visita ao enclave, a primeira visita de Netanyahu a Gaza desde o início da guerra, em 07 de outubro, o chefe do governo israelita passou pelos túneis atribuídos ao grupo Hamas e reuniu-se com as tropas do seu país destacadas na zona, de acordo com um comunicado do seu gabinete.

A trégua de quatro dias entrou em vigor às 07:00 de sexta-feira (05:00 em Lisboa) após mais de um mês e meio de guerra, como parte de um acordo para libertar 50 reféns israelitas em troca de 150 prisioneiros palestinianos.

O cessar-fogo chegou até a estar em risco, depois de o Hamas ter dito que Israel não estava a cumprir a sua parte, mas uma intervenção de Egito e do Qatar ajudou a desbloquear a situação.

A guerra eclodiu quando membros do Hamas invadiram o sul de Israel, matando pelo menos 1.200 pessoas, na maioria civis, e fazendo reféns, incluindo bebés, mulheres e idosos, bem como soldados.

Os bombardeamentos israelitas, agora na sétima semana, mataram mais de 14.500 palestinianos, segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas.

Leia Também: Netanyahu promete fazer regressar a casa todos os reféns

Recomendados para si

;
Campo obrigatório