ONU regista combates e detenções em Gaza 24 horas antes das tréguas

Nas 24 horas que antecederam a trégua entre Israel e o Hamas registou-se uma intensificação dos ataques israelitas por terra, mar e ar, bem como detenções de palestinianos que tentavam retirar-se para o sul do enclave.

Exército israelita, Gaza

© Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

Lusa
24/11/2023 09:19 ‧ 24/11/2023 por Lusa

Mundo

Israel

Segundo o relatório diário da ONU sobre o conflito, o norte da Faixa de Gaza, especialmente a zona de Jabalia, no extremo norte do território, foi palco de pesados combates entre as forças israelitas e os grupos armados palestinianos, nos quais se registou um elevado número de feridos.

O relatório do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU sublinha que, pelo segundo dia consecutivo, com a perspetiva de uma trégua, o número de palestinianos retirados do norte para o sul de Gaza diminuiu consideravelmente mas registaram-se mais detenções entre os que tentam esta via através do único corredor aberto por Israel.

"Algumas mulheres são detidas durante horas e outras durante dias, antes de serem libertadas", descreve o relatório, que também detalha que na quarta-feira as forças israelitas no terreno prenderam três profissionais de saúde do Crescente Vermelho palestiniano envolvidos numa operação de retirada de doentes do hospital Al Shifa.

De acordo com o relatório, o número de pessoas deslocadas internamente abrigadas em escolas e outras instalações da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) atingiu agora um milhão, mais de metade dos 1,7 milhões de palestinianos que abandonaram as casas devido ao conflito mas que ainda permanecem em Gaza.

A ONU recorda que 200 pacientes e pessoal médico continuam sitiados no norte de Gaza, aguardando a retirada numa instalação cercada por carros de combate israelitas e que, mesmo na noite de quinta-feira, continuava a ser bombardeada pelas forças israelitas.

O relatório da ONU confirmou que três crianças, uma delas um bebé numa incubadora, morreram na quarta-feira devido à falta de eletricidade no Hospital Kamal Odwan de Jabalia.

Leia Também: Fronteira entre Líbano e Israel está calma desde a trégua em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas