Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Agência Frontex envia reforços para fronteira externa da Finlândia

A Frontex vai enviar na próxima semana 50 guardas fronteiriços e carros de patrulha, entre outros meios, para reforçar o controlo da fronteira externa da Finlândia, confrontada com um aumento de chegadas de migrantes irregulares, alegadamente facilitadas pela Rússia.

Agência Frontex envia reforços para fronteira externa da Finlândia
Notícias ao Minuto

13:07 - 23/11/23 por Lusa

Mundo Migrações

Na próxima quarta-feira, são esperados os primeiros reforços, incluindo agentes de vigilância das fronteiras e de apoio ao registo dos migrantes, bem como peritos em documentação e intérpretes.

Atualmente, a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) tem dez agentes a trabalhar nas fronteiras externas finlandesas com a Rússia.

"O apoio da Frontex à Finlândia vai para além da logística, é uma demonstração da posição unificada da União Europeia (UE) face aos desafios híbridos que afetam um dos seus membros", referiu, em comunicado, o diretor da agência europeia, Hans Leijtens.

Na quarta-feira, Helsínquia anunciou o encerramento de três das últimas quatro passagens fronteiriças ainda abertas com a Rússia por suspeitar de que Moscovo está a incentivar a travessia de migrantes indocumentados para criar uma crise migratória.

Na semana passada tinha sido já divulgada a decisão de encerrar metade dos seus pontos de passagem fronteiriça com a Rússia durante a noite de sexta-feira para sábado.

Cerca de 600 migrantes sem vistos nem documentação legal, na sua maioria provenientes do Médio Oriente e de África, chegaram à Finlândia este mês, aumentando exponencialmente o número habitual de entradas.

A Finlândia partilha a mais longa fronteira europeia (1.340 quilómetros) com a Rússia, a seguir à Ucrânia.

Leia Também: Número de entradas ilegais na UE este ano foi o mais alto desde 2015

Recomendados para si

;
Campo obrigatório