Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

UE anuncia mais de mil milhões para assistência macrofinanceira à Ucrânia

A Comissão Europeia anunciou hoje mais 1,5 mil milhões de euros para o pacote de assistência macrofinanceira para ajudar a Ucrânia a responder às necessidades de financiamento imediatas, por exemplo, o pagamento de salários e pensões.

UE anuncia mais de mil milhões para assistência macrofinanceira à Ucrânia
Notícias ao Minuto

12:41 - 22/11/23 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

Em comunicado, Bruxelas anunciou que desembolsou "1,5 mil milhões de euros ao abrigo do pacote de assistência macrofinanceira", no valor de 18 mil milhões de euros.

"Com este instrumento, a União Europeia [UE] procura ajudar a Ucrânia a suprir as necessidades imediatas de financiamento, com apoio financeiro estável, previsível e de dimensão", acrescentou a Comissão.

O apoio financeiro vai permitir a Kiev "continuar a pagar salários e pensões, e o funcionamento de serviços públicos essenciais, como hospitais, escolas e habitação para as pessoas relocalizadas" por causa da invasão que Moscovo iniciou em 24 de fevereiro do ano passado, ocupando grandes porções do território ucraniano.

A assistência de Bruxelas também vai contribuir para a reconstrução de infraestruturas críticas destruídas pela intervenção militar da Rússia, como infraestruturas "de energia, sistemas de água, redes de transportes, estradas e pontes".

O reforço na assistência surgiu depois de a Comissão ter constatado que a Ucrânia "está a progredir satisfatoriamente rumo às condições acordados e requisitos de relatório" que assegurem a transparência e utilização eficaz dos fundos.

Kiev também fez "progressos significativos" no sentido de melhorar "os sistemas de energia com a restruturação do Sistema de Operação da Transmissão de Gás, e rumo à promoção de clima empresarial melhor", considerou Bruxelas.

Leia Também: CIP/ISEG veem economia a crescer 2,1% a 2,2% este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório