Empresas condenadas a multa após trabalhadores caírem quase 30 metros

Dupla de trabalhadores da construção civil sofreu ferimentos após o aindaime onde se encontravam ter falhado. Empresas foram multadas em mais de 275 mil euros.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
21/11/2023 18:49 ‧ 21/11/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

Duas empresas de construção civil foram multadas em 240 mil libras (cerca de 275.180 euros) após dois trabalhadores terem caído de uma altura de cerca 27,4 metros, quando trabalhavam na construção de um arranha-céus em Londres, no Reino Unido.

O caso remonta a 4 de junho de 2020, quando Marcel Botnaru e Radu Baracu estavam a trabalhar sobre um andaime no nono andar da torre Cashmere Wharf. Segundo o jornal local My London, o sistema que segurava o andaime sofreu uma falha, levando à queda aparatosa dos dois trabalhadores, que, apesar dos ferimentos, conseguiram escapar à morte.

As vigas de suporte do andaime foram equipadas com batentes de tamanho errado, concluiu a investigação ao caso. Botnaru quebrou seis costelas e acabou com um pulmão perfurado, ao passo que os ferimentos de Baracu obrigaram-no a estar afastado do trabalho durante seis semanas.

O caso levou a uma investigação e a um caso judicial que terminou com a condenação, a 10 de novembro deste ano, das empresas responsáveis, que terão de pagar uma choruda multa. Cada uma terá de pagar 120 mil libras (cerca de 137.690 euros).

Após a audiência, o inspetor Kevin Smith disse: "Este incidente poderia ter terminado numa dupla tragédia. Ambos sofreram ferimentos, mas tiveram a sorte de escapar com vida. As multas impostas a estas duas empresas deveriam sublinhar a todos os intervenientes na indústria da construção a importância de garantir que são realizadas verificações rigorosas de segurança nos equipamentos antes da sua colocação em utilização."

Leia Também: Acidente de trabalho em pedreira causa ferido grave em Alcobaça

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas