Ministro da Defesa alemão está de visita a Kyiv (e anuncia "mais apoio")
Estas visitas farão parte de um esforço político internacional para manter a guerra na agenda mediática, uma vez que outras questões clamam por atenção.

© INA FASSBENDER/AFP via Getty Images

Mundo Guerra na Ucrânia
O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, está de visita surpresa a Kyiv esta terça-feira. A viagem não anunciada visa apoiar os esforços do país para vencer a guerra contra a Rússia, reporta a Associated Press (AP).
A sua deslocação ocorreu um dia depois de o Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ter viajado para a Ucrânia e prometido apoio americano "a longo prazo", incluindo 100 milhões de dólares (cerca de 91 milhões de euros) adicionais em armas.
"Estou aqui novamente, em primeiro lugar, para prometer mais apoio", disse Pistorius no início desta que é a sua segunda visita à Ucrânia, acrescentando que também quer "expressar profunda solidariedade e admiração pela luta corajosa, valente e dispendiosa que está a ser travada aqui".
Pistorius deverá encontrar-se com o seu homólogo ucraniano Rustem Umerov.
Estas visitas pareceram fazer parte de um esforço político internacional para manter a guerra na agenda mediática, uma vez que outras questões clamam por ainda mais atenção, nomeadamente no que diz respeito ao conflito entre Israel e o Hamas e a situação humanitária da Faixa de Gaza.
Também o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também está hoje em Kyiv, no dia em que se comemora o 10º aniversário da chamada Revolução da Dignidade na Ucrânia.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Os aliados ocidentais da Ucrânia, nomeadamente a Alemanha, têm fornecido armas ao país invadido e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.
Leia Também: Charles Michel em Kyiv antes de aval da UE às negociações de alargamento
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários