Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 30º

Veterano Joseph Boakai eleito Presidente da Libéria

O veterano político da Libéria Joseph Boakai foi hoje declarado vencedor das eleições presidenciais contra o atual presidente George Weah, pela Comissão Eleitoral Nacional, depois de terem sido contados os boletins de todas as assembleias de voto.

Veterano Joseph Boakai eleito Presidente da Libéria
Notícias ao Minuto

19:28 - 20/11/23 por Lusa

Mundo Libéria

Joseph Boakai, 78 anos, venceu com 50,64% dos votos, contra 49,36% de Weah, declarou à imprensa Davidetta Browne Lansanah, a presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CNE).

Boakai ficou à frente de Weah por apenas 20.567 votos num universo de pouco mais de 1,6 milhões de eleitores.

Weah reconheceu a vitória do seu adversário na sexta-feira à noite, à luz dos resultados quase finais.

"O CDC [partido de Weah] perdeu as eleições, mas a Libéria ganhou. Este é um momento de elegância na derrota", afirmou Weah, uma antiga estrela do futebol eleita em 2017, num discurso difundido na emissora pública na sexta-feira à noite.???????

No entanto, a presidente da CNE disse que, na sexta-feira, tinha recebido dois recursos do partido de Weah contra a condução das eleições no condado de Nimba (leste).

A comissão tem 30 dias para investigar e tomar uma decisão, frisou Lansanah.??????????????

Os observadores da UE e da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tinham felicitado a Libéria pelo desenrolar "largamente pacífico" da segunda volta das presidenciais.

No entanto, a CEDEAO indicou ter registado incidentes isolados nas províncias de Lofa, Nimba, Bong e Montserrado, que resultaram em "ferimentos e hospitalizações".

Este foi o primeiro ato eleitoral realizado sem a presença da missão da ONU (2003-2018), criada para garantir a paz após as guerras civis que causaram mais de 250 mil mortos entre 1989 e 2003.

Os confrontos durante a campanha causaram várias mortes antes da primeira volta e fizeram temer a violência pós-eleitoral.

Leia Também: Presidente da Libéria admite derrota nas eleições e felicita adversário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório