Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Peskov diz que filha passou "dificuldades" em Paris e é ridicularizado

Influenciadora e empresária de sucesso. Afinal, o que se sabe sobre Elizaveta Peskova?

Peskov diz que filha passou "dificuldades" em Paris e é ridicularizado
Notícias ao Minuto

18:53 - 20/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Peskov

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, está envolto em críticas, tendo mesmo sido chamado de "mentiroso patológico", depois de afirmar que a sua filha, de 25 anos, Elizaveta Peskova, vivia em "condições espartanas" e lutou para sobreviver enquanto estudou em Paris.

A filha do porta-voz do presidente russo é coproprietária de uma empresa de planeamento de eventos e dirige uma fundação cultural russo-francesa. Tal como noticiou o The Times, Elizaveta Peskova é uma dos muitos familiares de responsáveis ​​russos que desfrutaram de uma vida confortável na Europa, onde morou com a mãe, antes de regressar a Moscovo, há cerca de cinco anos, e se formar no prestigiado Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscovo.

Contudo, o seu pai decidiu dar outra versão dos factos e acabou ridicularizado. Em entrevista ao canal de televisão estudantil MGIMO 360, na sexta-feira, Peskov afirmou que a filha nunca foi uma "mazhor" - uma palavra usada na gíria russa para descrever os filhos de funcionários governamentais e empresários que são privilegiados.

"A minha filha nunca foi uma criança 'mazhor'", disse Peskov. "Ela teve uma vida muito complicada, uma educação complicada", acrescentou, referindo que, no tempo que passou a estudar em França, viveu "em condições muito espartanas".

"Ela foi forçada a superar um grande número de dificuldades, passou muito tempo a tentar encontrar-se e, graças a Deus, agora estabeleceu-se… e tornou uma mulher de sucesso", acrescentou ainda.

De realçar que Peskova se mudou para Paris com a mãe, Ekaterina Solotsinskaya, depois da separação dos pais, e viveu lá durante vários anos, tendo frequentado, inclusive, a EDC Paris Business School.

"Uma coisa é seres realmente um 'mazhor' e viveres bem, quando não tens nada a que aspirar, mas outra coisa é quando todos os dias precisas de superar problemas: onde alugar uma casa um pouco mais barata, como economizar dinheiro para poder comprar umas jeans novas no final do mês", exemplificou.

Contudo, as declarações de Peskov contrastam com a página de Instagram de Elizaveta Peskova, rede social onde tem milhares de seguidores e exibe um estilo de vida de luxo.

Uma das pessoas a criticar Peskov foi Lyubov Sobol, assessora de Navalny, que partilhou uma fotografia de Elizaveta numa jato particular e escreveu: "Condições espartanas de acordo com o mentiroso patológico Peskov", lê-se na legenda, segundo cita a imprensa internacional.

Uma investigação da fundação anticorrupção de Navalny avançou, anteriormente, que a jovem e mãe haviam comprado um apartamento no centro de Paris, no valor de 1.8 milhões de euros. Além disso, a sua empresa de eventos tem o Ministério do Comércio e Indústria da Rússia e outras agências governamentais entre os seus clientes, tendo aumentando substancialmente os seus lucros comparativamente a 2022.

De realçar que a filha de Peskov foi alvo de sanções por parte dos EUA e da União Europeia na sequência da guerra na Ucrânia. Na altura, o Tesouro dos Estados Unidos justificou as sanções alegando que os familiares do porta-voz do Kremlin tinham "estilos de vida luxuosos que são incongruentes com o salário de funcionário público de Peskov".

Note-se que, em 2019, Elizaveta já havia sido notícia por estar a estagiar no Parlamento Europeu com Aymeric Chauprade, então eurodeputado dissidente da Frente Nacional francesa, que tinha sido conselheiro de Marine Le Pen para os Assuntos Internacionais.

Na altura, Chauprade garantiu que Elizaveta era remunerada com mil euros por mês, como todos os seus estagiários, e só tinha acesso a informação pública.

Leia Também: Árvore de Natal do Kremlin escolhida com a ajuda de imagens de satélite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório