Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Embaixadora de facto de Taiwan nos EUA candidata a vice-presidente

William Lai, que lidera a corrida presidencial em Taiwan, escolheu a embaixadora de facto de longa data de Taipé nos Estados Unidos como a sua candidata para o cargo de vice-presidente.

Embaixadora de facto de Taiwan nos EUA candidata a vice-presidente
Notícias ao Minuto

07:45 - 20/11/23 por Lusa

Mundo Taiwan

O atual vice-presidente Lai anunciou hoje, na sua página na rede social Facebook, a nomeação de Hsiao Bi-khim - nascida no Japão, filha de pai taiwanês e mãe norte-americana - como a sua aliada mais próxima para as eleições de janeiro.

A medida deve reforçar o apoio a William Lai entre os membros do Partido Democrático Progressista, atualmente no poder e pró--independência do território, que a China reclama como uma província sua.

Lai e Hsiao enfrentam uma oposição dividida, liderada pelo Partido Nacionalista, também conhecido como Kuomintang, que tem procurado atrair candidatos independentes para a sua candidatura. As sondagens mostram que Lai está à frente, apesar de observadores acusarem a China de tentar influenciar grupos empresariais e órgãos de comunicação social locais.

Lai é o atual vice-presidente de Taiwan. A atual líder, Tsai Ing-wen, está prestes a terminar o seu segundo mandato de quatro anos. O exercício do cargo de Presidente no território está limitado a dois mandatos.

Na sua publicação no Facebook, Tsai disse que Hsiao foi crucial para a cooperação com os EUA, o principal aliado e fornecedor de armamento de Taiwan.

"Esta equipa, após oito anos no poder da Presidente Tsai, está completamente preparada para enfrentar todos os desafios, tanto internos como da China", afirmou Lai.

Hsiao Bi-khim, de 52 anos, ocupa o cargo de embaixadora de facto de Taipé nos Estados Unidos desde 2020. Ela é considerada uma diplomata astuta e com bons contactos, que tem conseguido navegar entre as tensões geopolíticas que dividem Washington e Pequim.

Leia Também: Diálogo entre Biden e Xi "reforçará estabilidade do estreito de Taiwan"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório