Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de dois mil retirados devido a inundações no centro do Vietname

Inundações atingiram hoje Hué, a antiga capital imperial do Vietname, depois de chuvas torrenciais que obrigaram à retirada de mais de duas mil pessoas na província no centro do país.

Notícias ao Minuto

07:31 - 15/11/23 por Lusa

Mundo Vietname

"A cidade está inundada por todo o lado, com a água a subir muito rapidamente desde terça-feira à noite", disse um residente da cidade, património mundial da UNESCO [Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura] e é atravessada pelo rio dos Perfumes.

A eletricidade foi cortada em Hué, acrescentou Vu An.

Os habitantes deslocavam-se de barco pelas ruas inundadas, onde parte da água tinha submergido casas e carros, de acordo com imagens difundidas pelos meios de comunicação estatais vietnamitas.

As fortes chuvas estão a afetar várias províncias costeiras do Vietname desde segunda-feira.

Mais de duas mil pessoas foram retiradas de suas casas na província de Quang Tri, a norte de Hué, e três estão dadas como desaparecidas, disseram as autoridades.

Partes da autoestrada que liga o Vietname do Norte ao Vietname do Sul foram cortadas devido a aluimentos de terras causados pela chuva.

As previsões meteorológicas preveem que as águas comecem a baixar no fim de semana.

Entre junho e novembro, durante a estação das chuvas, o país asiático regista regularmente episódios de fortes aguaceiros.

Este ano, cerca de 136 pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas, na sequência de catástrofes naturais, incluindo inundações e aluimentos de terras, de acordo com dados oficiais.

Vários cientistas defendem que os fenómenos meteorológicos extremos estão a ser intensificados pelo aquecimento global.

Leia Também: Putin aceita convites para visitar o Vietname e a Tailândia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório