Um veleiro foi apreendido com três toneladas de haxixe na costa da Bahia, no Brasil, na passada sexta-feira, depois de ter saído de Portugal e sido carregado nas Ilhas Canárias, em Espanha.
De acordo com a Polícia Federal (PF), na sequência da operação, quatro pessoas, de nacionalidade brasileira, foram detidas. Todos sabiam que a droga se encontravam dentro do barco, avança o G1.
A embarcação foi apreendida a pouco mais de 360 quilómetros de Salvador, acabando por ser rebocada para a capital baiana na madrugada de domingo.
A embarcação saiu de Portugal sem o carregamento de estupefacientes, com destino a Salvador que, de acordo com o depoimento dos suspeitos à polícia, seria o destino final da droga. Pelo caminho, o veleiro passou pelas Ilhas Canárias, em Espanha, onde abasteceu, seguindo depois para o destino final, onde acabou por ser apreendido pela Polícia Federal.
"Foram pessoas contratadas apenas para fazer o transporte da droga da Europa para o Brasil. Eles saíram do Brasil há um, dois meses, foram de avião para a Europa e de lá regressariam com a função de fazer o transporte deste veleiro até a Bahia", explicou o delegado Rodrigo Mota, afirmando que esta é "uma das maiores apreensões de haxixe no Brasil".
A Polícia Federal está a investigar quem terá contratado os quatro envolvidos para fazer o transporte da droga, acreditando que faz parte de uma rede de tráfico que liga o Brasil e a Europa.
Leia Também: Português apanhado em França a transportar 'mula' com 1 kg de cocaína