Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Síria. EUA mataram pelo menos oito combatentes "afiliados ao Irão"

Os Estados Unidos atacaram na Síria dois locais ligados ao Irão, em resposta a atentados contra pessoal norte-americano, declarou hoje o secretário de Defesa dos EUA, em ataques que mataram oito combatentes, segundo uma ONG.

Síria. EUA mataram pelo menos oito combatentes "afiliados ao Irão"
Notícias ao Minuto

11:41 - 13/11/23 por Lusa

Mundo Lloyd Austin

"As forças dos EUA conduziram ataques de precisão em instalações no leste da Síria usadas pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irão e grupos afiliados ao Irão em resposta a ataques contínuos contra pessoal dos Estados Unidos no Iraque e na Síria", disse Lloyd Austin num comunicado.

"Os ataques foram realizados contra um centro de treino e uma residência protegida perto das cidades de Albu Kamal e Mayadeen", afirmou Austin.

De acordo com uma organização não-governamental, pelo menos oito combatentes com ligações ao Irão foram mortos nos ataques dos Estados Unidos.

"Oito combatentes pró-iranianos foram mortos, incluindo pelo menos um sírio e um iraquiano" nos ataques realizado no domingo [pelos Estados Unidos], declarou a organização não-governamental (ONG) Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Esta é a terceira vez em menos de três semanas que os militares dos EUA têm como alvo locais na Síria que dizem estar ligados ao Irão, que apoia vários grupos armados acusados por Washington de estarem por trás de um aumento nos ataques contra as suas forças no Médio Oriente.

Os Estados Unidos atacaram na quarta-feira um local de armazenamento de armas ligado a Teerão, na Síria, e em 26 de outubro, os militares dos EUA atacaram duas outras instalações na Síria que disseram ter sido usadas pelo Irão e por organizações afiliadas a terroristas.

Os Estados Unidos declararam que estes ataques não causaram vítimas.

Estes ataques são realizados por Washington em resposta ao aumento dos ataques de grupos pró-iranianos que visam o seu exército na Síria e no Iraque - mais de 45 desde 17 de outubro - no contexto da guerra entre Israel e o grupo islamita Hamas, tendo os Estados Unidos fornecido apoio militar a Israel contra o movimento palestiniano.

Leia Também: EUA lançam ataques na Síria em dois locais ligados ao Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório