O quadro 'Femme à la Montre', de Pablo Picasso, vai ser leiloado, esta quarta-feira, pela Sotheby's de Nova Iorque, estimando-se que o seu valor possa ultrapassar os 120 milhões de dólares (cerca de 112 milhões de euros).
A obra, em que Picasso ilustra a sua 'musa dourada', deverá espoletar uma luta entre colecionadores de arte, augura o The Guardian, referindo que o lote total que vai a leilão a partir das 18h00 (23h00 em Portugal continental), pode superar os 500 milhões de dólares (cerca de 467,7 milhões de euros).
'Femme à la Montre' foi pintado em 1932 - um dos anos mais produtivos da carreira do pintor andaluz - e inclui a figura da modelo francesa que foi amante de Picasso, Marie-Thérèse Walter, com um destacado relógio no seu pulso.
"Picasso tem tudo a ver com paixão, mas essa paixão específica [por relógios] geralmente não é conhecida. Ele era um homem incrivelmente estiloso, muito interessado na sua identidade de alfaiataria e um grande conhecedor de relógios. Até mesmo fotos dele a usar os seus relógios são apreciadas pelos colecionadores de relógios", disse Simon Shaw, vice-presidente de artes plásticas globais da Sotheby’s.
A obra de Picasso fez parte da coleção de Emily Fisher Landau, uma proeminente colecionadora de arte nos Estados Unidos, que a comprou em 1968. Em 2010, Landau cedeu 400 obras da sua coleção ao Museu Whitney de Arte Americana.
Dentro do mesmo lote que vai a leilão nesta quarta-feira e na quinta-feira estão, ainda, outras 120 obras, entre elas trabalhos de Andy Warhol, Mark Rothko, Ed Ruscha, Cy Twombly e Jasper Johns.
Leia Também: Ativistas que tentaram vandalizar obra de Picasso no CCB foram detidos