Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Passagem de tempestade Domingos em França provoca fortes inundações

Ministério do Interior francês indicou que sete pessoas ficaram feridas.

Notícias ao Minuto

10:06 - 07/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

A zona de Pas-de-Calais, em França, está em alerta vermelho desde segunda-feira devido ao risco de inundações.

As fortes chuvas sentidas na região, devido à passagem das tempestades Ciarán e Domingos, causaram várias inundações, obrigando à intervenção dos bombeiros e de equipas de resgate e salvamento.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, anunciou no X [antigo Twitter], esta terça-feira, que mais de 1.500 bombeiros estavam a ser mobilizados na região para fazer face ao risco de inundações. Indicou ainda que as tempestades fizeram sete feridos.

As tempestades provocaram cortes de eletricidade e as linhas telefónicas foram cortadas.

Na sequência dos constrangimentos, Bruno Le Maire, ministro da Economia e das Finanças, indicou que já foram feitos mais de 12 mil pedidos de indemnizações às seguradoras, pelos danos provocados.

"Há, sem dúvida, muitos pedidos de indemnização que ainda não foram feitos, porque a eletricidade foi cortada e as linhas telefónicas ainda não foram restabelecidas", disse o ministro. "Vamos ter pedidos de indemnização que ascendem a centenas de milhões de euros", estimou, em declarações à BFMTV.

A chuva continua a cair na região e o sistema de alerta de inundações já foi ativado, prevendo-se que ainda se possa registar mais danos do que aqueles que já se podem observar através das imagens acima.

Leia Também: Primeira queda de neve no nordeste da China este ano pode bater recordes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório