Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 30º

Ativistas climáticos partem vidro de quadro de Velásquez em Londres

Ativistas do Just Stop Oil martelaram o vidro protetor da obra 'Vénus ao Espelho', do pintor espanhol. É a segunda vez na história que esta mesma obra é alvo de uma ação de protesto.

Ativistas climáticos partem vidro de quadro de Velásquez em Londres
Notícias ao Minuto

16:20 - 06/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Dois ativistas do grupo climático Just Stop Oil partiram, esta segunda-feira, o vidro protetor da obra 'Vénus ao Espelho', do pintor espanhol Diego Velásquez, na National Gallery, em Londres, no Reino Unido.

Os ativistas, de 20 e 22 anos, foram detidos pela Polícia Metropolitana londrina, avança a BBC.

Ambos utilizaram pequenos martelos para quebrar o vidro protetor da obra, que remonta ao século XVII, e que já em 1914 foi alvo de um ataque por uma manifestante a favor dos direitos das mulheres, chamada Mary Richardson.

"As mulheres não conseguiram o voto através do voto, é hora de ações e não de palavras. É hora de simplesmente parar com o petróleo. A política está a falhar-nos. Falhou às mulheres em 1914 e está a falhar-nos agora. Novo petróleo e gás matarão milhões. Se amamos a arte, se amamos a vida, se amamos as nossas famílias, devemos simplesmente parar o petróleo", disseram os manifestantes, que reivindicam, de uma forma geral, o fim do uso de combustíveis fósseis.

A National Gallery retirou os manifestantes e chamou as autoridades, ao mesmo tempo que o quadro foi removido para ser examinado por especialistas.

Também nesta segunda-feira, e também em Londres, a polícia deteve 100 manifestantes do Just Stop Oil, que marchavam lentamente na zona de Whitehall.

Este grupo de ativistas tem levado a cabo vários protestos semelhantes, lançando tomates ao quadro 'Os Girassóis', de Van Gogh, no mesmo museu. Em Haia, colaram-se ao vidro protetor da obra 'Rapariga com o Brinco de Pérola', de Vermeer.

Leia Também: Câmara de Representantes dos EUA aprova endurecimento de sanções ao Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório