Centenas de turistas britânicos e irlandeses, que estiveram em Espanha, regressaram ao seu país e foram diagnosticados com um parasita intestinal que está a causar grande preocupação às autoridades sanitárias, devido ao risco representa para a saúde pública, escreve o El País.
O parasita em questão é conhecido como 'Giardia lamblia', uma espécie de protozoário que causa infecções intestinais nos seres humanos. Os sintomas são diarreia, dor abdominal, náuseas e vómitos. Na maioria dos casos, a infeção é leve e cura-se sozinha. Já nos casos mais graves exige tratamento médico.
A ocorrência destes casos em turistas que visitaram Espanha levou as autoridades a investigar as possíveis causas da propagação. Até à data, ainda não foi determinado com certeza como é que o parasita foi transmitido mas especula-se que possa estar relacionado com o consumo de alimentos ou água contaminados durante a viagem.
Assim, as autoridades alertam para que qualquer pessoa que tenha viajado recentemente para Espanha e que apresente sintomas associados a uma infeção intestinal é aconselhada a procurar aconselhamento médico para um diagnóstico adequado e, se for caso disso, um tratamento atempado.
Leia Também: Três cães resgatados de casa com "lixo, dejetos e parasitas" no Seixal